Especial Conahp 2020 lições da Pandemia

Desafios e Perspectivas para o Sistema de Saúde Brasileiro

A pandemia atingiu todos os países de forma brutal. Acredita que uma consequência possível seja o fortalecimento na prevenção de futuras pandemias ou doenças de grande escala?

Reinaldo Scheibe, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge)

Sim, um dos pontos mais marcantes e comentados durante a pandemia é que não se deve pensar somente no individual, afinal, se cada um fizer a sua parte a maioria estará protegida.

O resultado dessa pandemia foi uma maior integração entre os setores público e privado de saúde, que deve evoluir para um modelo mais participativo e colaborativo entre todos desse segmento – desde a indústria de material e medicamento até laboratórios, clínicas, hospitais, profissionais e operadoras de planos de saúde – tendo sempre o paciente no centro do cuidado.

Esta atuação deve ser cada vez mais próxima e alcançada com base em diálogos construtivos. No Brasil, uma grande conquista foi a adoção da telessaúde e do prontuário eletrônico, em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de extrema importância para viabilizar e agilizar o acesso. Outro tema tão importante quanto é a necessidade de novos modelos de remuneração, que deem mais segurança e estabilidade financeira para todos que atuam no setor.

Fonte: Revista Panorama – 21/12/2020

Por Ana Paula Machado e Gabriela Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *