Ex-diretor-presidente da ANS e sócio da M3BS, Rogerio Scarabel abordou os principais desafios e tendências dos planos de saúde no Futuro Talks
Mesmo com número recorde de beneficiários registrado em 2022, de cerca de 50 milhões de pessoas, o setor da saúde suplementar vive um momento desafiador. De um lado, as pessoas estão acessando mais os serviços de saúde. De outro, o sistema de saúde não para de evoluir, inclusive com a chegada de tratamentos novos e mais caros. E dentro desse contexto ainda há um cenário de insegurança jurídica com mudanças que podem impactar a estrutura dos planos. Este foi o pano de fundo da entrevista com Rogerio Scarabel, sócio da M3BS Advogados e ex-diretor-presidente da ANS, no Futuro Talks.
Durante a conversa, Scarabel abordou estes e outros desafios da saúde suplementar no Brasil, que passa por mudanças profundas para deixar de ser um plano que cuida de doenças para, literalmente, promover a saúde de seus beneficiários ao investir em hábitos saudáveis e apostar na prevenção, algo que as healthtechs de planos de saúde já têm feito — o que ajuda a diminuir a sinistralidade e, consequentemente, os custos dos planos.
Ele falou ainda sobre a mudança do conceito de atendimento, com o fortalecimento do cuidado no domicílio dos beneficiários, e também das tendências para 2023 e os próximos anos: a integração do mundo físico com o digital, o acesso dos indivíduos ao sistema, a consolidação de mercado e as respectivas discussões sobre formação de grupos econômicos e concentração, o debate da coparticipação e franquia, a interoperabilidade e o open health, dentre outros.
Fonte: Futuro da Saúde – 30/01/2023
Por Natalia Cuminale
Conteúdo publicado originalmente pelo Futuro da Saúde
(https://futurodasaude.com.br/rogerio-scarabel-ex-ans-2023-sera-desafiador-e-deve-haver-consolidacao-no-mercado-de-planos-de-saude/#:~:text=Rogerio%20Scarabel%2C%20ex%2DANS%3A%20%E2%80%9C2023%20ser%C3%A1%20
desafiador%20e,mercado%20de%20planos%20de%20sa%C3%BAde%E2%80%9D&text=Mesmo%20
com%20n%C3%BAmero%20recorde%20de,suplementar%20vive)
Poderá gostar também
-
Juíza proíbe clínicas de pedirem reembolso em nome de pacientes
-
Quadrilha do ‘golpe do boleto’ roubou R$ 4 milhões em um ano
-
Não é possível a cessão de direitos de reembolso de despesas médicas em favor de clínica particular
-
Artigo: O papel da ANS
-
Em crise, planos de saúde renegociam pagamentos a hospitais e devem limitar redes e elevar reajustes