Demissões na enfermagem devem afetar mais saúde privada, avalia instituto

Para o Milleniun, piso nacional para a categoria também pode levar ao sucateamento do SUS

A lei que instituiu o piso nacional salarial para os enfermeiros pode levar a demissões no setor da saúde, a começar pela rede privada, segundo avaliação do Instituto Millenium, que acredita ainda que o movimento pode ter reflexos no SUS.

De acordo com nota técnica do instituto, ao estabelecer um valor mínimo que estaria acima do praticado pelo mercado, a lei acabará por aumentar os custos das unidades de saúde em geral, sejam elas no setor público ou privado, o que poderia levar ao sucateamento dos hospitais públicos e o aumento do preço cobrado pelos planos de saúde.

“O efeito do piso sobre o desemprego fica limitado, em especial, no curto prazo, mas se transforma em um efeito negativo sobre o orçamento público e, consequentemente, sobre os serviços públicos”, diz.

Algumas prefeituras podem ficar sem ter como contratar novos profissionais, diz o relatório. “Se a renda média de um país é baixa, então grande parte da população não terá condições de manter um plano de saúde. Outra boa parte terá um plano de baixo custo. A consequência é uma demanda limitada por estes profissionais e poucos recursos para remunerá-los adequadamente, o que também ocorre com diversas outras categorias profissionais no Brasil, muitas de nível superior.”

Fonte: Veja – 17/08/2022

Por Gustavo Maia

Conteúdo publicado originalmente pela Veja
(https://veja.abril.com.br/coluna/radar/demissoes-na-enfermagem-deve-afetar-mais-a-saude-privada-avalia-milleniun/)