Fórum vai discutir judicialização em Oncologia

Fonte: DCI – 14/02/2017

É cada vez mais recorrente a procura de pacientes ao judiciário para ter acesso à internação, exames médicos e tratamentos. O Governo de São Paulo vem registrando um aumento considerável dessas “judicializações da saúde”.

A Secretaria Estadual de de São Paulo estima em pesquisas que nos últimos cinco anos, essas buscas praticamente dobraram de 9.385 em 2010 para 18.045 em 2015. Em decorrência, no último ano foram gastos cerca de R$ 1,6 bilhão com esse tipo de ação judicial, segundo o Ministério da Saúde.

Pacientes oncológicos geralmente necessitam recorrer ao judiciário para o tratamento, que é de alto custo, recebendo na maioria das vezes, respostas favoráveis dos juízes. Em contrapartida, o grande investimento nos tratamentos acaba por não beneficiar um grande número de pacientes. O maior problema enfrentado por estes, é o alto valor cobrado para o tratamento do câncer.

Fórum

Essas entre outras questões serão abordadas no fórum que o Instituto Oncoguia realizará no dia 22 de fevereiro, em São Paulo. Tendo como tema a na oncologia, o intuito do encontro é debater sobre o assunto a fim de ajudar o país a chegar a um modelo sustentável de prestação de serviço na área da saúde. Será discutido como o paciente enfrenta essas dificuldades de acesso, seja no ou na privada e como a justiça os auxilia no processo.

O evento terá representantes dos setores públicos e privados, entre eles o Ministério da Saúde, Secretaria da do Estado de S. Paulo, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge). O debate que será aberto e gratuito acontece no Hotel Golden Tulip, Jardim Paulista. Para mais detalhes sobre o debate, acesse o site do Instituto aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *