18 de outubro, Dia do Médico. Uma homenagem da Abramge à todos os profissionais do setor

Hoje, dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a das pessoas – razão de ser de nossa atividade.

A data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina. Assim, a presta sua homenagem a estes profissionais que fazem de nosso mundo um lugar melhor, mais seguro e saudável.

O profissional médico tem a responsabilidade de investigar a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A humana é o principal objeto de estudo do médico. Ele pesquisa, previne e trata disfunções e moléstias. Para isso, é imprescindível que ele esteja sempre bem informado e atualizado.

A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Num sentido amplo, lida com a prevenção e cura das doenças. A medicina trabalha com a manutenção e a restauração da saúde, investigando a natureza e as causas das doenças, para poder posteriormente combatê-las e curá-las, seja indicando tratamentos a base de remédios, procedimentos cirúrgicos ou mudança de hábitos alimentares.

O médico necessita de dedicação máxima à profissão, gostar de estudar e conhecer as novidades da área, saber se relacionar com as pessoas de forma humana, e ter imprescindível capacidade de análise de situações para diagnosticar corretamente o paciente.

A relação médico-paciente é fundamental para o andamento adequado do tratamento, uma vez que o paciente sente-se à vontade para falar em detalhes o que lhe aflige. Assim sendo, é fundamental que o médico abra espaço para questionamentos e saiba explicar de maneira atenciosa e cuidadosa o que acomete cada pessoa.

A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional, extrapolando todas as barreiras profissionais para que as pessoas vivam melhor e com saúde.

A Abramge, portanto vem mais uma vez enaltecer a atuação do médico e lembra que, além do dia 18 de outubro, todos os dias do ano são importantes para o cuidado à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *