SEMINÁRIO UCA – Auditoria Técnica na Análise de Materiais Especiais com Foco em Redução de Custos.

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Data e horário: 31/07/15 – 9h às 17h
Local: Rua Treze de Maio, 1540 – Bela Vista – São Paulo – SP

“Cada vez mais, médicos e enfermeiros auditores necessitam de conhecimento amplo e conceitual para a atividade que exercem. Nos últimos tempos houve aumento de custos e variedade de materiais para a mesma finalidade, além do aumento do descarte desses materiais. Assim, existem vários critérios a serem observados como ponto de partida para a análise da auditoria, tendo grande relevância principalmente no que se refere à análise prévia de material especial, devido ao alto custo envolvido.

A abordagem ao assunto será feita através de exemplos práticos e conteúdo teórico, observando as etapas de análise, desde o recebimento do pedido de material à emissão de autorização, evidenciando formas eficientes de autorização em guia, a fim de facilitar o entendimento pelo auditor externo, direcionando-o ao foco de análise. Serão utilizadas ferramentas de apoio como: site da ANVISA, RDC 156, RE 2605, RE 2606 e RE nº 14 ANVISA e SIMPRO”.

Objetivos:

•Apresentar aspectos técnicos, diretrizes e resoluções da ANVISA para classificação de materiais descartáveis, passíveis de reprocessamento e instrumentais cirúrgicos.

•Desenvolver a sistematização da análise de material especial, através do uso de ferramentas como site da ANVISA, revista eletrônica (SIMPRO) e resoluções ANVISA relacionadas ao tema.
•Debater formas efetivas de autorização de material especial em guia, a fim de facilitar o entendimento do auditor externo direcionando-o ao foco da análise.
•Estudo de casos de distorções em solicitação de .
•Uso da RDC nº 36/2013 ANVISA “Segurança do Paciente” para a prática de auditoria médica e de enfermagem

Público-Alvo:

– Médicos, enfermeiros auditores, consultores de material especial;
– Médicos e enfermeiros auditores de contas médicas;
– Profissionais que atuam na área de compra de materiais especiais e na autorização de procedimentos cirúrgicos em geral.

Programação:

09h00 – Abertura

09h10 – Classificação dos Artigos Hospitalares
– Histórico das resoluções ANVISA e análise das resoluções 2605, e RDC 156 ANVISA
– Classificação do material quanto à possibilidade de reprocessamento
– Evidência de economia no pagamento fracionado de materiais reprocessáveis

10h30 – Coffee break

10h45 – Introdução à sistematização da análise prévia de Material Especial
– Análise e solicitação dos documentos necessários: Relatório médico, registro ANVISA do material e valor a ser cobrado
– Pesquisa no site da ANVISA
– Análise da rotulagem ANVISA quanto à indicação de uso e classificação do material nos critérios de reprocessamento
– Formas de comercialização de material junto a ANVISA e em sites dos fabricantes (em unidades, kits, conjunto)
– Análise da resolução nº 14 ANVISA

12h00 – Almoço

13h30 – Análise de cotação do material junto a Simpro e informações obtidas através do site da ANVISA
– Análise do contrato com o prestador
– Tomada de decisão

14h30 – Forma de emissão de guias oferecendo subsídios de análise para o auditor externo
– Resumo geral da “Sistematização da análise prévia de material Especial”

15h15 – Coffee break

15h30 – Conduta diante das distorções de solicitação de materiais especiais
– Contrato entre financiadores e Prestadores de Serviços de Saúde
– RDC nº 36/2013 ANVISA “Segurança do Paciente” e o impacto nas atividades de auditoria médica, em decorrência das ações de prevenção contra acidentes e eventos adversos, adotadas nos hospitais

16h30 – Perguntas e Debates

16h00 – Encerramento

Palestrantes:
Luciana Scheffel – Enfermeira pela Universidade de Santo Amaro UNISA. MBA em gestão empresarial pela FGV. Curso de Auditoria na Gestão de Planos e Sistemas de Saúde pela FGV. Curso de Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente atua como enfermeira auditora na Unimed Paulista. Foi coordenadora de auditoria de enfermagem na SulAmerica Seguros e integrante do Comitê Técnico de Atendimento às Indústrias de Medicamentos e Materiais da operadora. Prestou serviços em consultoria de OPME e auditoria de contas médicas para o PLASAC (Plano de Saúde do Hospital Santa Cruz), onde desenvolveu também consultoria para área de credenciamento e reuniões com prestadores para resolução de conflitos técnicos. Atua também na promoção de treinamentos para médicos e enfermeiros auditores para empresas, como: , PLASAC, CEPESESP (RJ), CONTROLMED (BA) e CONBRASS.

Como Participar:
Taxa de Inscrição (individual) – Vagas Limitadas
•R$ 460,00 (Quatrocentos e sessenta reais) para associados da ABRAMGE.
•R$ 590,00 (Quinhentos e noventa reais) para não associados.
Incluso Material de Apoio, Certificado, Coffee breaks e Almoço

Depósito no Banco Itaú – Agência 9279 – C/C 79292-4 em nome da Abramge – CNPJ: 11.997.751/0001-40.
Estacionamento conveniado – MultiPark – Rua Carlos Sampaio, 201
Enviar comprovante de depósito juntamente com a ficha de inscrição para o e-mail: @abramge.com.br.
Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento.
O não comparecimento do participante, inscrito no evento, não dará direito à devolução do valor pago.

Mais informações: Fone: (11) 3289-7511 com Fabiana.
Obs.: Vagas Limitadas.

PARA O PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO, ACESSE:

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