Futuro da saúde suplementar ganha espaço no palco do CISS

Primeiro dia do congresso aconteceu no dia 18, durante a 27ª edição da Feira Hospitalar, realizada até dia 20 no São Paulo Expo.

Abrindo os conteúdos da tarde no CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), representantes do setor debateram o futuro da saúde suplementar e das operadoras de saúde no Brasil. O painel reuniu Vera Valente, CEO da FenaSaúde, Omar Abujamra, presidente da Unimed, e Renato Casarotti, presidente da Abramge, com a moderação de Audrey Rippel, Diretora da HSB/A, no segundo dia da 27ª edição da Feira Hospitalar, realizada entre os dias 17 e 20 de maio no São Paulo Expo. Para conferir a programação completa, acesse a Hospitalar Hub e faça o credenciamento online gratuito para visitar a feira.

Abordando a visão das seguradoras, Vera Valente apresentou alguns dos principais desafios observados pelo setor, cujas prioridades hoje giram em torno da redução dos custos e do aumento no acesso à saúde suplementar. Entre os pontos levantados, a CEO apontou a necessidade de discutir mais a fundo a relação entre as necessidades individuais x coletivas, que muitas vezes envolvem disputas judiciais. “É muito compreensível que os casos individuais, como o de mães com filhos portadores de doenças raras, busque apoio no judiciário – mas o julgador do processo precisa estar ciente de que uma decisão individual pode afetar o coletivo”, disse. “Precisamos lembrar que os recursos são finitos. É preciso fazer escolhas, e o lugar das escolhas não é o judiciário, mas a agência reguladora. É esse o espaço para que a sociedade posicione suas necessidades, os médicos e empresas apresentem seu ponto de vista, onde todos os players possam discutir e definir as prioridades e a alocação dos recursos, de forma conjunta”, defendeu.

Na sequência, o presidente da Unimed reforçou a necessidade de discutir coletivamente os problemas, declarando também a importância do encontro. “É uma satisfação participar desse momento de retomada dos encontros presenciais do CISS e da Hospitalar, principalmente depois de um período tão complexo para o nosso setor”, comentou. “A saúde suplementar encarou grandes desafios, mas provou sua resiliência durante a pandemia, quando a busca por segurança e suporte no atendimento levou a um crescimento no mercado de planos de saúde, com uma taxa de expansão anual de 3%, que não era observada desde 2013”, dividiu com os presentes. Abujambra também destacou o lançamento do manifesto xyaisdh.

Casarotti continuou a conversa trazendo para o palco a visão da medicina de grupo, mas ressaltando que a tendência de separar as conversas por setores se mostra ultrapassada. “Ouvindo as apresentações dos meus colegas e conversando com eles, é fácil observar e perceber que todos os setores estão conectados”, comentou. “Já não observamos tantas distorções no discurso, nem tantas divergências: todas as agendas acabam apresentando ao menos certa sintonia”, defende. Para o representante da Abramge, o ano de 2022 deve mesmo ser de boas notícias. “Depois de anos de retração no número de beneficiários, a pandemia trouxe uma retomada que começou em 2020, continuou em 2021 e deve se manter em crescimento para 2022”, dividiu com os presentes.

As apresentações foram seguidas por um bate papo que permitiu que os presentes trocassem ideias e opiniões sobre o futuro da saúde suplementar no Brasil.

Feira Hospitalar acontece até 20 de maio em São Paulo

Para visitar a 27ª edição da Feira Hospitalar no SP Expo, basta se credenciar gratuitamente no site. Além dos congressos pagos, o evento também conta com sete arenas de conteúdo gratuito e uma área de exposição de aproximadamente 100m². Confira a programação completa no site ou na Hospitalar Hub e programe sua visita.

Fonte: Saúde Business – 18/05/2022

Por Aline Romero Martins

Conteúdo publicado originalmente no Saúde Business
(https://www.saudebusiness.com/hospitalar/futuro-da-saude-suplementar-ganha-espaco-no-palco-do-ciss)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *