ANS, IHI e Einstein convidam operadoras e hospitais para a retomada das atividades do Movimento Parto Adequado

Após um período de reuniões dedicadas a divulgar esclarecimentos e a fornecer ferramentas e protocolos para que maternidades de todo o país possam adotar um modelo de atendimento mais seguro a mulheres e bebês durante a pandemia do Coronavírus, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e o Hospital Albert Einstein convidam operadoras e hospitais para a retomada das atividades do Ciclo Intensivo da Fase 2 do Movimento Parto Adequado.

No último dia 15 de maio, foram apresentadas a operadoras de planos de saúde e hospitais as linhas gerais do ciclo intensivo, bem como o novo cronograma, o esboço das atividades à distância e as mudanças que os participantes serão convidados a experimentar nesse novo contexto, incluindo os cuidados necessários durante a pandemia.

Na oportunidade, a gerente executiva de Estímulo à Inovação e à Qualidade Setorial, Ana Paula Cavalcante, destacou que as atividades, embora realizadas à distância, buscarão ser ainda mais efetivas, de forma a contemplar as realidades das organizações inscritas e aprimorar os resultados já alcançados.

Durante a reunião, a presidente da Associação Brasileira de Enfermeiras Obstétricas e Obstetrizes – Abenfo, Rosemeire Sartori Albuquerque, e o presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo, Sérgio Martins Costa, destacaram a importância da participação de cada categoria profissional para a transformação do modelo de assistência atualmente oferecido pelos hospitais. Sinalizaram, como passo fundamental, a formação pelas maternidades de equipes plantonistas multiprofissionais integradas e capacitadas para parto vaginal e parto cesárea, segundo as melhores evidências científicas, aptas, inclusive, para assumir o pré-natal ao final da gestação em parceria com o profissional que venha acompanhando a gestante há mais tempo. 

Confira aqui a gravação da reunião virtual e os materiais nela divulgados.

Os hospitais e as operadoras interessados em ingressar no Movimento Parto Adequado podem se inscrever até o dia 28/05, por meio do link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=51847.

Encerrado o período de inscrições, uma nova reunião virtual será realizada no dia 28/5, das 13h às 14h30, para esclarecer questões jurídicas e contratuais às instituições que tiverem manifestado interesse por meio do preenchimento do formulário de adesão, e que receberão o link para acesso à reunião.

Fonte: ANS – 21/05/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *