Hoje é o Dia Nacional de Doação de Órgãos

Hoje, 27 de setembro é comemorado o dia nacional da doação de órgãos e Tecidos e a apoia e procura ajudar essa tão nobre causa e homenagear todos profissionais do setor da que lutam incansavelmente para que essa atividade que muitas vidas salva seja cada dia mais forte, frequente e acessível à todos.
O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos ocorre no dia 27 de setembro. No estado de São Paulo, a Lei nº 15.463, de 18 de junho de 2014, instituiu o mês da doação de órgãos, denominado Setembro Verde. Para celebrar a data, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) realiza anualmente a Campanha Nacional de Doação de Órgãos.
O Sistema Nacional de Transplantes (SNT), instituído em 1997, é a instância responsável pelo controle e pelo monitoramento dos transplantes de órgãos, de tecidos e de partes do corpo humano realizados no Brasil.
A atividade de transplante de órgãos e de tecidos teve início, no país, nos anos 1960, com a realização dos dois primeiros transplantes renais, e, em 1968, foi realizado o primeiro transplante de coração em território nacional. Desde então, de acordo com o Portal da Saúde, os transplantes no Brasil evoluíram consideravelmente no que se refere às técnicas, aos resultados, à variedade de órgãos transplantados e ao número de procedimentos realizados.
Dicas, informações e curiosidades

A cartilha de Orientações sobre Doação de Órgãos e Tecidos, elaborada pela ABTO, mostra o caminho dos órgãos para o transplante, conta a história de pessoas que foram beneficiadas com o procedimento e esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto.
Para quem ainda tem dúvidas, no site do Ministério da você encontra perguntas relacionadas aos transplantes, tais como: quem pode ser doador de órgãos e tecidos? Quais as partes do corpo que podem ser doadas para transplante? Posso doar um dos órgãos duplos (rim, por exemplo) para quem eu quiser?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *