Disseminação do conhecimento.

Disseminação do conhecimento.

Por Geraldo Almeida Lima .

O conhecimento é uma das principais ferramentas que utilizamos para a obtenção de meios que sirvam à nossa  sobrevivência e à interação com a sociedade.
Constantemente precisamos aperfeiçoar nossas bases de informação para encontrarmos referências, estudos e reflexões que nos levem a responder questionamentos cotidianos e solucionar problemas que interfiram em nossa trajetória pessoal e profissional.

Graças à evolução das tecnologias e ao compartilhamento das informações, estamos em um momento em que as fronteiras do conhecimento foram ultrapassadas, permitindo que tenhamos acesso rápido e imediato a todos os fatos e notícias, em qualquer parte do mundo e a qualquer momento.
Como entidade representativa em todo o território nacional das operadoras de odontologia de grupo, o Sinog, ao longo dos últimos anos, estruturou-se para atender o associado em algumas linhas de atuação, entre as quais a de disseminação do conhecimento.

Acreditamos que, para as operadoras manterem-se atuantes e conectadas com a realidade do mercado, necessitamos criar momentos para que o material humano de nossas organizações possa ter contato com novos conhecimentos e formar redes de relacionamento para a troca de experiências.
Tanto o Sinog quanto a esmeram-se por dar a oportunidade a todos os colaboradores das operadoras, sejam elas associadas ou não, de terem acesso aos eventos, cursos e workshops promovidos pelas entidades e pela Universidade Corporativa – UCA.

Além disso, reuniões das comissões técnico-regulatória, jurídico-tributária e econômico-atuarial propiciam aos associados um ambiente para elucidação de dúvidas e direcionamento de ações práticas.

Nessas ocasiões em que a presença física é necessária, é possível ter contato com novas abordagens, reciclagem de conhecimento e diferentes pontos de vista que nos permitem enxergar com outros olhos os temas que podemos julgar esgotados. Ou ainda fazer o networking, como costumamos chamar no mundo corporativo essa rede de contatos que criamos para trazer benefícios mútuos.

Prova disso é o sucesso do Sinplo– Simpósio Internacional de Planos Odontológicos, realizado no primeiro semestre, e os Congressos Abramge e Sinog que acontecem no segundo. Em ambos, conseguimos capitalizar contatos que sejam úteis para colhermos adiante resultados que possam ser promissores para os nossos negócios.

Nos Congressos Abramge e Sinog deste ano teremos a presença de palestrantes midiáticos como Arnaldo Jabor, Luiz Felipe Pondé e Henrique Meirelles, para tratar de assuntos políticos, sociais e econômicos. Além deles, foram programadas palestras com foco na judicialização e OPME, assuntos que hoje estão nas principais manchetes dos jornais e que se tornaram grandes desafios para as operadoras, bem como um talk show sobre os desafios da saúde suplementar com a presença do órgão regulador.

No que se refere ao nosso segmento, estamos ultimando, conjuntamente com a UCA, o lançamento do inédito curso
Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas, cuja primeira turma está sendo programada ainda para este semestre. Dividido em sete módulos,

o curso espera prover conhecimento quanto ao sistema de saúde suplementar odontológico, à segmentação do mercado e produtos, à regulação do mercado e ANS, à gestão da rede assistencial, à qualidade e gestão de contas odontológicas, às questões legais e éticas na gestão da rede assistencial e ao atendimento pós-venda.

No âmbito do compartilhamento das informações digitais, as áreas de comunicação e marketing do Sistema Abramge/Sinamge/Sinog desenvolveram novas ferramentas para propiciar uma experiência mais interativa com os associados.

No Portal Sinog, além de conter toda a documentação expedida para os contatos cadastrados no mailing, criou-se o Fórum de Discussões, em que moderadores e participantes podem levantar questionamentos a respeito de diversos assuntos relevantes para as operadoras, e a Bolsa de Empregos, para que empresas possam abrir vagas para seus quadros funcionais e candidatos disponibilizem seus currículos para visualização
e contratação.

Já o Clipping Saúde, a mais recente ferramenta criada por nossa área de comunicação, integrou os clippings diários em um produto mais responsivo e dinâmico a todos os colaboradores das operadoras. Com ele, as principais notícias de interesse ao setor saúde, publicadas nos mais diversos veículos de informação, são agrupadas em editoriaspara facilitar o entendimento de cada assunto ali abordado.

Assim, como um dos eixos condutores de nossas atividades dentro do Sinog, a disseminação  do conhecimento e o compartilhamento das informações passam a ser peças fundamentais para que as operadoras estejam conectadas, não somente a nós, mas ao mundo globalizado que nos encontramos. Isso nos permitirá compreender melhor os
novos rumos que o setor saúde está trilhando.

(*) Geraldo Almeida Lima é presidente do Sinog e sócio-diretor da São Francisco Odontologia, diretoria@sinog.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *