Seremos todos idosos

Fonte: G1 – 31/10/2017

 

Cinco bons hábitos para ter qualidade de vida na terceira idade

 

Alimentação regrada, exercício físico e boas amizades garantem uma vida mais leve.

 

Para fazer valer a máxima “melhor idade” é preciso ter qualidade de vida nesta faixa etária. Na velhice, as pessoas têm mais tempo livre e para aproveitá-lo é importante cuidar da saúde. Mudanças de hábitos podem prevenir doenças crônicas, como diabetes, alzheimer e depressão. Confira cinco atitudes que garantem uma saúde melhor.

 

O primeiro passo é ter em mente que nunca é tarde para mudar e abandonar vícios, segundo Roni Mukamal, geriatra coordenador do programa de medicina preventiva do plano de saúde especializado na terceira idade, Medsênior.

 

“É importante ter consciência de tudo é questão de hábito. Mesmo que tenha feito tudo errado durante a vida, mudar de atitude na terceira idade traz melhoras significativas”.

 

 

Abandone vícios

 

A chegada da terceira idade deve ser um incentivo para largar vícios como bebida e cigarro. Para se ter uma ideia, em seis meses sem fumo, os riscos de infecções respiratórias caem e a circulação sanguínea apresenta melhora considerável.

 

Alimentação

 

A dieta não precisa ser restritiva, mas é importante incluir vegetais, grãos, cereais integrais, castanhas e alimentos ricos em ômega 3. Os nutrientes podem ajudar a tratar e prevenir problemas físicos e mentais, como perda de memória.

 

Exercícios

 

A atividade física retarda o envelhecimento, previne a perda de coordenação motora, que causa queda, dá qualidade ao sono e melhora a memória. Segundo o geriatra Roni, dança e natação estão entre as mais indicadas, mas o idoso pode escolher a que mais se identifica, desde que tenha orientação profissional. Também é importante fazer uma avaliação física com o médico.

 

Descanso

 

Nesta fase da vida é necessário ter uma rotina mais calma e evitar aborrecimentos. “O estresse causa inúmeras doenças e a falta de sono também. A dica é não pensar em assuntos pesados durante a noite e deixar de lado o que não é relevante”, aconselha o médico.

 

Vida social

 

A socialização é muito importante para a saúde mental e na prevenção da depressão. É natural que o idoso se sinta sozinho e sem um sentido para viver, preencher o tempo conversando com pessoas queridas ou se doando para uma causa pode ajudar a afastar estes pensamentos.

 

“Cada um escolhe uma forma de manter a vida social ativa, alguns começam uma nova profissão, outros entram em um trabalho voluntário. Só é preciso tomar cuidado para evitar desgaste físico e emocional nestas tarefas. Viajar ou frequentar a igreja mais assiduamente também é interessante”, finaliza Roni Mukamal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias