Dia Nacional do Combate ao Colesterol. Dicas de saúde Abramge.

diadocolesterolabramge

Amanhã, 08 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao .

O colesterol, quando está alto,é um grande fator de risco para a incidência de várias doenças, como, por exemplo, a arteriosclerose, a isquemia cerebral e infartos.

Por isso, a equipe de mídias sociais da conversou com alguns médicos para aprender mais sobre o assunto e trazer algumas dicas de uma vida mais saudável e equilibrada..

Segundo os médicos, o colesterol é formado por gorduras necessárias para o organismo exercer algumas funções de manutenção, como a produção de determinados hormônios, processos químicos e outras funções de regulação do corpo. Isso desmitifica a ideia de que é sempre um grande algoz da nossa saúde e mostra que precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter um regular equilíbrio de nossas funções.

Alimentação saudável:
O colesterol em excesso nos alerta para o perigo presente em vários alimentos, em especial o consumo de carnes muito gordurosas, como carne de porco e linguiças, queijo amarelo, biscoitos, pizzas, salgados, e comidas fritas.

Não se aconselha comer carne vermelha todo dia. É preciso variar com carnes brancas ou carne de soja. Peixes são excelentes para ajudar no controle do colesterol. E se for consumir carne vermelha, evite que seja frita.

Entre os alimentos que ajudam a regular o colesterol, prefira os que são ricos em fibras, como aveia, alimentos integrais em geral (pão, arroz, macarrão), castanhas, nozes. As frutas também são importantíssimas, principalmente as vermelhas (morango, goiaba, acerola) e também a uva. Recomenda-se comer de 3 a 4 porções de frutas por dia.

Legumes e verduras também devem ser alimentos diários na mesa das pessoas. Porém, esses alimentos tem que entrar na dieta junto com a retirada dos mais gordurosos.

Isso não impede que, de vez em quando, você possa comer fast-food, churrascos, salgadinhos e outras delícias para o paladar porém inimigos da saúde.

O grande problema é que algumas pessoas trocam sua refeição tradicional por hambúrgueres, fast-food, carnes e gorduras em excesso. A frequência exagerada do consumo desses alimentos é o que está adoece as pessoas.

Mesmo com todos os cuidados com a alimentação, fica difícil controlar o colesterol sem aliar com as atividades físicas pois, quando você começa a atividade física você gasta a gordura acumulada e baixa o colesterol. O controle saudável do colesterol fica muito mais difícil sem atividade física.

Mesmo quem não costuma comer muitos alimentos industrializados e gordurosos pode ter problemas com o colesterol. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto até mesmo em pessoas de hábitos absolutamente saudáveis.

Outros vilões conhecidos como o álcool e o cigarro são grandes aliados do excesso de colesterol pois desequilibram o metabolismo e criam ambiente propício ao aumento do colesterol.

Inimigo invisível:
O grande perigo do colesterol alto é que ele não traz sintomas fáceis de detectar e quando você percebe o aumento dele, já pode estar com as artérias entupidas, podendo até ter um enfarto ou derrame inesperado.

Hereditariedade:
O fator hereditário como o causador do desequilíbrio do colesterol também representa grandes picos nas estatísticas dos médicos pois pessoas que tem parentes sanguíneos, com colesterol elevado, são mais frequentemente acometidos desse desequilíbrio.

Por isso, recomendamos escutar e valorizar os conselhos médicos para manter o colesterol sob controle e a saúde em dia, faça exames regulares, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com frequência e sobretudo, leia os rótulos e pesquise a composição do que você come em seu dia-a-dia.

A seguir você verá um conjunto de 10 passos e dicas, publicado no Portal do Ministério da Saúde, para uma alimentação saudável que previne o desequilíbrio do colesterol e de diversos problemas de saúde. Viva melhor-viva mais.

1. Faça três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições e evite beliscar entre as refeições.
2. Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados,
sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Torne sua vida mais saudável. Pratique atividades físicas todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

1 thought on “Dia Nacional do Combate ao Colesterol. Dicas de saúde Abramge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *