Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

O Dia Mundial da Luta contra o Tabaco é celebrado anualmente em 31 de maio.
 
Também conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”, esta data tem o objetivo de alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e os benefícios de uma sociedade livre do tabaco/cigarro.
O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a ter um dia inteiro de abstinência total de tabaco. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar a atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.
Outra iniciativa simbólica que acontece em muitos países é a colocação de rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos.
De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos morrem aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas ao tabagismo.
Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.
Essa luta não poderia deixar de ser apoiada pela Associação Brasileira de Planos de Saúde – Abramge que, além de divulgar a importância dessa data, tem conhecimento dos esforços realizados pelas operadoras de planos de saúde associadas em programas de promoção de saúde e qualidade de vida com foco na diminuição e cessação do fumo; ações que ajudaram e continuarão auxiliando muitas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *