Abramge homenageia as mulheres com a Semana Abramge da Mulher

O dia 8 de março é o , data essa que é amplamente comemorada por quase todas empresas, organizações, governos e pessoas no mundo e, para a Abramge, isso tem suma importância pois além de ser uma organização voltada para a saúde do ser humano, a Abramge muito luta, valoriza e apoia os direitos da .

Para a Abramge, todo dia é dia da mulher. Para uma entidade que tem a saúde como premissa, nada mais justo que a mulher seja a protagonista. É ela quem prove saúde a todas as pessoas desde a barriga, cuida e alimenta.

Por isso, ao longo do ano, a Abramge trabalha, pesquisa apoia e informa às pessoas sobre o que se relaciona com o mundo e com o mercado nacional e internacional da saúde. Periodicamente a entidade apresenta estudos, campanhas de saúde e tudo o que tenha relação com a saúde do ser humano. No dia e na semana internacional da mulher, vamos fazer ainda mais.

Antes de falar da mulher, precisamos entender o porquê dela ter um dia especial, o porquê de ações e campanhas dirigidas a ela, o porquê do assunto ter tamanha importância e disseminação pública. Por isso e tudo mais vamos começar explicando a origem do dia 8 de março, data comemorativa que mobiliza o mundo todo.

A origem histórica da data comemorativa.

O Dia Internacional da Mulher se originou nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialista alemã Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher.

Posteriormente, em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram marcadas por manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.

O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração.

O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram.

Image_of_Triangle_Shirtwaist_Factory_fire_on_March_25_-_1911

 

 

 

 

 

 

 

Foto histórica do incêndio

O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos. Alguns historiadores afirmam que o incêndio de 1857 não ocorreu (pelo menos, não naquela data), e defendem a ideia de que o incêndio relacionado ao Dia Internacional da Mulher fora, de fato, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova York, no dia 25 de março de 1911 (ou seja, um ano depois de a proposta de criação do Dia Internacional da Mulher ser apresentada por Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague). A Triangle empregava 600 trabalhadores, em sua maioria mulheres imigrantes. Na tragédia, 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.

grevistastriangle

 

 

 

 

Foto das grevistas da Triangle Shirtwaist

 

Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres e continua até hoje e a cada ano fica mais forte.

proposta1jpg

 

 

 

 

 

 

A importância da mulher também é foco prioritário da Abramge que todo ano comemora o Dia Internacional da Mulher com muito carinho e, nessa data, valoriza ainda mais a força e empenho feminino no cuidado à saúde de amigos e familiares.

Nesta semana, a Abramge trará notícias, dicas de saúde, informações médicas e tudo o que se relaciona com a mulher, tanto no assunto “saúde”, mas também em assuntos relacionados à mulher enquanto profissional da saúde. Acompanhe as mídias eletrônicas da Abramge – portal, Blog e perfis nas mídias sociais.

Para a Abramge todo dia é dia da Mulher.

Portal Abramge: www.abramge.com.br
Facebook: www.facebook.com/abramge.medicinadegrupo
Twitter: @abramge1
LinkedIn: https://www.linkedin.com/profile/view?id=AAMAAA8ptycBIIn4Q6eFn7M56roZZaRgS7g5nK4&authType=name&authToken=Lcrk&trk=hp-feed-member-name
Blog Abramge: http://abramge.com.br/blog
Youtube: www.youtube.com/channel/UCijblKxH_7ktfCBA0DzAsnw

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *