Dia Mundial de Combate ao Câncer – 04 de Fevereiro

Saiba mais sobre o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 9,6 milhões de mortes em 2018.

Globalmente, cerca de 1 em cada 6 mortes é devido ao câncer.

Câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. Outros termos utilizados são tumores malignos e neoplasias.

Fatores de risco para câncer

O uso de tabaco, uso de álcool, dieta não saudável e inatividade física são os principais fatores de risco de câncer em todo o mundo e também são os 4 fatores de risco compartilhados para outras doenças não transmissíveis.

Cerca de um terço das mortes por câncer se deve aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física, uso de tabaco e uso de álcool.
O tabagismo é o fator de risco mais importante para o câncer e é responsável por aproximadamente 22% das mortes por câncer.

Infecções causadoras de câncer, como hepatite e vírus do papiloma humano (HPV), são responsáveis por até 25% dos casos de câncer em países de baixa e média renda.

Reduzindo o ônus do câncer

Entre 30% a 50% dos cânceres podem atualmente ser evitados, evitando fatores de risco e implementando estratégias de prevenção baseadas em evidências existentes.

O que causa câncer?

O câncer surge da transformação de células normais em células tumorais em um processo de múltiplos estágios que geralmente progride de uma lesão pré-cancerosa para um tumor maligno. Essas mudanças são o resultado da interação entre os fatores genéticos de uma pessoa e 3 categorias de agentes externos, incluindo:

• carcinogênicos físicos, como radiação ultravioleta e ionizante;
• carcinogênicos químicos, como amianto, componentes da fumaça do tabaco, aflatoxina (um contaminante de alimentos) e arsênico (contaminante da água potável); e
• carcinogênicos biológicos, como infecções de certos vírus, bactérias ou parasitas.

*informações compiladas pela Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde – com base em dados da Organização Mundial de Saúde (https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cancer)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *