Desvende as principais tendências em atenção primária do planeta na primeira missão internacional do ano

Três missões, um objetivo: aprimorar o sistema de saúde no Brasil. 1) Missão Colômbia: Atenção Primária; 2) Missão Israel: Tecnologia; 3) Missão EUA: Verticalização/ Qualidade

“A atenção primária à saúde (APS) é a atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, é o primeiro nível de contato dos indivíduos com o sistema de saúde, cuja função central é o desenvolvimento social, econômico e global da comunidade”.

Esta definição é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, embora, os profissionais de saúde já estejam familiarizados com o conceito, ele foi exposto aqui para uma reflexão: como isso funciona no Brasil? Quais são as lacunas no processo que precisam ser preenchidas? E como aperfeiçoar o método para oferecer a melhor assistência aos pacientes no país?

Com o contexto de envelhecimento populacional, restrições orçamentárias, expansão dos custos de tecnologias e, clientes mais exigentes, as respostas para estas questões são cada vez mais necessárias. Afinal, é preciso atender as expectativas dos usuários e reduzir o custo per capita das intervenções.

“Por isso mesmo, a Universidade Corporativa Abramge (UCA) desenhou a primeira missão internacional do ano na Colômbia, focada no tema, com o grupo Keralty, reconhecido como protagonista na transformação e consolidação dos sistemas de saúde nos países onde opera”, conta Carlito Marques, presidente da UCA.

De acordo com o executivo, a própria Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que profissionais de saúde visitem o país, entendam como o modelo de atenção primária funciona e adotem em suas instituições. “Esta já é a segunda edição do evento e trará dois dias em Bogotá. Lá, as pessoas terão a oportunidade de conhecer, dentro da própria operadora, o que é feito com relação ao tema”.

Vale destacar também que “atenção primária é uma preocupação global e, este tipo de capacitação para as instituições acaba sendo uma grande oportunidade para o desenvolvimento do sistema de saúde mundial, do ponto de vista da eficiência”, conclui Carlito.

SOBRE O EVENTO

A programação abrange discussões acadêmicas e visitas às empresas e centros de atenção do grupo Keralty. Os executivos brasileiros também vão conhecer experiências dos funcionários de seguradoras, clínicas e unidades de atenção primária da Colômbia e conversar com professores da Fundación Universitaria Sanitas. Tudo isso com o objetivo de comparar e aprofundar aspectos da atenção primária à saúde.

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES AQUI

PROGRAMAÇÃO

Dia 1

08h – 08h15: Boas-vindas – Objetivos do Curso | Dr. Mario Isaza – Reitor da Fundação Universidade Sanitas

08h15 – 9h45: Atenção primária à saúde no sistema de saúde colombiano:
lições aprendidas aplicáveis a outros países | Dr. Alexander Gómez R.

10h00 – 11h00: Modelo de atenção Keralty: Implementando os princípios da
Atenção Primária à Saúde | Dr. Paola Rengifo / Dr. Mauricio Castelblanco

11h00 – 13h00: Conversa com os líderes da APS das empresas Keralty: Como
implementar o modelo?

13h00 – 14h00: Almoço

14h00 – 17h00: Visita à unidade de Atenção Primária

19h00 – 20h00: Atividade social

Dia 02

08h00 – 09h00: Modelos de Gestão de Riscos e Contratação de Serviços de
Saúde | Dr. Álvaro López

09h00 – 10h00: Melhorando o Atendimento e os Seguros de Saúde: benefícios
para empresas e pacientes | Dr. Abel González

10h00 – 13h00: Conversa com líderes na APS das empresas Keralty: APS para
grupos populacionais específicos

13h00 – 14h00: Almoço

14h00 – 17h00: Conversa com líderes na APS das empresas Keralty: APS
para gerenciar doenças prioritárias

Encerramento: entrega de certificados de presença

Observação: essa agenda pode sofrer alterações devido a situações imprevistas, porém, sem afetar a qualidade das atividades propostas. As atividades acadêmicas serão realizadas em diferentes locais da cidade de Bogotá, portanto, sugere-se aos participantes que tenham em conta o tempo necessário para os deslocamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *